O Dia da Lembrança é celebrado anualmente em 26 de dezembro.
A vida é feita de memórias. Conforme vamos envelhecendo, são as lembranças de momentos importantes de nossa trajetória que nos fazem felizes e que aquecem o nossos corações. Por esse motivo, é importante agir sempre de maneira adequada para que, assim, no futuro sejamos capazes de colher frutos positivos. Mais do que isso: devemos apreciar todas as memórias que possuímos, pois elas fazem parte de quem somos.
Pensando nisso, foi criado o Dia da Lembrança, que é celebrado anualmente em 26 de dezembro. Essa data tão especial não pode passar em branco.
A data faz parte do calendário oficial, mas não existe uma explicação formal. Alguns historiadores afirmam que a data foi criada justamente depois do dia de natal para fazermos uma reflexão. Lembrarmos do que não foi bom e deixarmos para lá. Lembrarmos de tudo que de bom tivemos na vida e encher a alma de esperança. E vale uma curiosidade: para os antigos romanos, o coração era o centro da memória. E é por isso que até hoje dizemos que sabemos algo de cor – cor – coração em latim.
O que é comemorado nesse dia?
No dia da lembrança é celebrada a nossa possibilidade enquanto seres humanos de reviver através da memória os maravilhosos momentos que tivemos e até mesmo os péssimos, pois de alguma forma eles foram importantes para a nossa formação e para a nossa identidade enquanto pessoas
Nessa data o ideal é que se recorde tudo de bom e de ruim que ocorreu há muito ou a pouco tempo atrás, para aproveitar novamente todas as sensações que aqueles instantes específicos te proporcionaram, sejam elas totalmente positivas, totalmente negativas ou mistas.
Que tal lembrar daquele almoço com os avós, na infância? Ou recordar o “fora” que levou da primeira garota que gostou? Talvez guardar alguns minutinhos para recordar com carinho o seu animal de estimação que já se foi também faça muito bem!
É bem provável que recordar a formatura no colégio, o primeiro porre na faculdade, o encontro com o cara dos seus sonhos, seu noivado e seu casamento sejam momentos óbvios que estarão na sua lista de lembranças que vem logo a mente, mas também vale voltar àquelas que não são menos especiais, mas que não aconteceram em ocasiões únicas, como uma conversa reflexiva e descontraída com seu melhor amigo ou a primeira vez que você escutou a música que hoje nunca para de ouvir.
Além de lembrar tudo que te fez bem e que te fez mal em diferentes graus o dia da lembrança também é válido para mostrar para outras pessoas que elas são importantes para você. Um cartão, um telefonema, um e-mail, um comentário em uma rede social. Se for possível, que tal visitar essa pessoa ou convida-la para sair, para viverem juntos esses momentos de deliciosa nostalgia? São possibilidades interessantes, afinal, a graça da vida é ter histórias para contar e elas perdem muito do sentido se não são compartilhadas com aqueles que mais amamos!
