Dia Mundial da Gentileza

Dia 13 de novembro Dia Mundial da Gentileza

A data é conhecida por muitos como um dia de má sorte. Há quem fique com medo, imaginando que algo ruim pode acontecer. Contudo, se hoje fosse uma sexta, 13 de novembro, em especial, não séria marcada por ser o “dia do azar” e sim o Dia Mundial da Gentileza.

A ideia de criar uma data para o assunto surgiu numa conferência em Tóquio realizada em 1996, que reuniu grupos que propagavam o conceito pelo mundo. O movimento foi criado oficialmente há exatamente 20 anos, com a finalidade de motivar as pessoas a criar um mundo mais gentil, principalmente no ambiente de trabalho, que é onde passamos o maior tempo de nossas vidas.

O porquê da data

Nós, seres humanos, somos seres conectados e interativos por natureza. Basta vermos que todos os dias estamos em incessante relação e, por causa da Covid-19 e do isolamento social, por meio dos recursos de internet, de mídias sociais e de comunicação online, “adquirimos” a oportunidade de estar em contato com as pessoas das mais variadas localidades, em “tempo real”. Todavia, essa interatividade tem deixado as relações interpessoais cada vez mais superficiais; sendo que, para muitos, a cortesia e a empatia estão ficando cada vez mais longínquas dos hábitos do dia a dia.

A impressão que dá é que a vida moderna vem dificultando os vínculos de gentileza. Mas, o que é, na prática a gentileza? E como ser gentil diante de pilhas e pilhas de trabalho que surgem cada vez mais a nossa frente, fazendo que os nossos dias sejam cheios de tarefas e obrigações?

Tem um ditado popular que diz “gentileza gera gentileza”. Essa frase foi criada por um homem chamado José Datrino, conhecido por carregar um estandarte escrito a mão pelo simples, anunciando o bem que faz ser gentil. Ele ficou conhecido como o Profeta Gentileza.

Vírus do bem

E Datrino está certo: a gentileza funciona como um “vírus” do bem. Ou seja: quanto mais somos gentis, mais capacidade temos de exercer a gratidão. E automaticamente a nossa vida vai ficando melhor e mais alegre. É fato comprovado: quando se é gentil, a “energia da gentileza” faz com que o ambiente fique melhor. E isso está comprovado cientificamente, uma vez que a gentileza está diretamente ligada ao gene que libera a dopamina, neurotransmissor que proporciona bem-estar.

Ser gentil é ser agradável, amável, elegante, cortês.

Sabemos bem que as boas ações devem ser feitas todos os dias, e não estarem limitadas a uma data. Mas, nesta semana, que contempla o 13 de novembro, em especial, que tal incorporar pequenas práticas, a começar pelo ambiente de trabalho?

Eu listei algumas atitudes de gentileza simples, mas que fazem toda a diferença. Vejamos:

Oferecer ajuda: Muitas vezes, nos deparamos com pessoas que trabalham conosco extremamente sobrecarregadas, então, que tal, ao notar essa necessidade, oferecer uma mão amiga?

Cumprimentar: A diferença que um bom dia, um boa tarde ou boa noite pode fazer é imensa. Chegar para uma pessoa e não falar nada cria um clima estranho de imediato.

Elogiar: a crítica vem da ignorância, porque, através dela, entramos no aspecto do “julgamento”. E todos sabemos que não podemos, nem devemos julgar ninguém. Por isso, é importante elogiar e reconhecer o esforço das pessoas que estão ao nosso redor.

Praticar a empatia: compreender as pessoas que convivem conosco no trabalho, sabendo que todo ser humano é único, tendo qualidades e imperfeições, é o primeiro passo para criar e manter uma boa relação.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora