Primeiro Voo entre São Paulo e Rio de Janeiro

Em 5 de Julho o aviador Eduardo Pacheco Chaves fez o Primeiro Voo entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Em 5 de Julho de 1914 o Aviador paulista Edu Chaves voa em um aeroplano ( avião Blériot equipado com um motor de 80 HP ), da Capital do Estado de São Paulo ao Rio de Janeiro, gastando no percurso, quatro horas e trinta nove minutos.

Edu partiu do aeródromo de Juqueri às 9 horas e 33 minutos, tomando o rumo de Jacareí, passou por Santa Isabel e seguiu o rio Paraíba, acompanhando-lhe sempre o leito numa altura de 1.200 a 2.000 metros, até Barra do Piraí, Estado do Rio de Janeiro. Em seguida, tomou o rumo de São João Marcos e daí acompanhou a estrada de ferro até Marechal Hermes.

Na ocasião, realizava-se, naquele local, a Primeira Reunião Aérea, evento organizado pelo Aero Clube do Brasil e que contava com a presença do Presidente da República, Marechal Hermes da Fonseca, e de altas autoridades. Quando o inusitado fato foi constatado, a cerimônia foi interrompida, tendo sido Edu Chaves saudado efusivamente pelos presentes. Ele conseguira, finalmente, realizar mais um dos seus sonhos. Como já ocorrera em tantos momentos de sua gloriosa carreira, novas e significativas homenagens lhe foram prestadas, tanto pelos Poderes Públicos como por Entidades Privadas, tendo a Imprensa, durante vários dias, dado destaque ao assunto.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora