Dia Mundial do Ceramista

No dia 28 de maio é comemorado o Dia do Ceramista.

Classifica-se na categoria de oleiro ou ceramista os trabalhadores que preparam a massa cerâmica, desenvolvem modelos e projetos, modelam e formatam peças, queimam a argila, preparam tintas, esmaltes e vernizes para as peças artesanais e os que executam acabamentos.

A palavra “cerâmica” vem do grego keramikós, que significa “de argila”. A cerâmica é um dos materiais que acompanha o ser humano desde a Pré-História, quando o homem descobriu que a argila podia ser moldada, quando misturada à água, e que endurecia ao ser queimada.

A cerâmica é essencialmente argila ou barro, moldado e endurecido pelo calor do forno, cuja temperatura pode variar de 450 a 700 graus. A qualidade da argila usada e a quantidade de calor a que é submetida a peça definem a característica técnica do utensílio.

Muitos objetos de cerâmica feitos hoje em dia ainda são fabricados com técnicas parecidas com aquelas utilizadas pelos ceramistas de culturas milenares.

Quem criou a cerâmica?

A técnica construtiva em alvenaria de tijolos ou blocos cerâmicos remonta aos antigos caldeus e assírios, que em torno de 4000 a.C. já usavam este material para erguer casas e palácios.

Quem trouxe a cerâmica para o Brasil?
No Brasil, a cerâmica tem seus primeiros registros na Ilha de Marajó (PA), a partir da avançada cultura indígena que floresceu no local. O material ali produzido era altamente elaborado e de uma especialização artesanal que compreendia várias técnicas: raspagem, incisão, excisão e pintura.
No Brasil, a cerâmica tem seus primeiros registros na Ilha de Marajó (PA), a partir da avançada cultura indígena que floresceu no local. O material ali produzido era altamente elaborado e de uma especialização artesanal que compreendia várias técnicas: raspagem, incisão, excisão e pintura.
Qual é a cerâmica mais antiga do mundo?
Vênus de Dolní Věstonice

A peça de cerâmica mais antiga que conhecemos é a Vênus de Dolní Věstonice, encontrada em perfeito estado na República Tcheca e com aproximadamente 30 mil anos de idade. Ao menos três mil anos antes, a humanidade já havia chegado ao continente americano, onde a cerâmica integrava tradições de diferentes civilizações.

Quantos tipos de cerâmica existem?

As peças de uso doméstico, como pratos, xícaras e vasilhas, e os adornos, como vasos e estátuas, podem ser fabricados a partir de três tipos básicos de material cerâmico: argila, grês e porcelana.

Quantas olarias existem no Brasil?

No Brasil existem cerca de 5.600 cerâmicas e olarias, essas indústrias geram inúmeros empregos diretos e indiretos, fomentando a economia e contribuindo para o crescimento econômico principalmente onde estas indústrias estão instaladas (ANICER, 2020). 8 de jun. de 2023.

Qual a maior fábrica de cerâmica do Brasil?

Portobello
Sediada em Tijucas, Santa Catarina, a Portobello é hoje a maior empresa cerâmica do Brasil. Sediada em Tijucas, Santa Catarina, a Portobello é hoje a maior empresa de revestimentos do Brasil.

Qual o maior polo cerâmico do Brasil?

O Polo de Santa Gertrudes foi responsável por 70% da produção nacional em 2020, como mostraram os dados da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer). Considerando o Estado de São Paulo, esses números são ainda mais impressionantes.

O Brasil é um dos principais protagonistas mundiais no mercado de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, sendo o terceiro maior produtor, o terceiro maior mercado consumidor e o sexto no ranking das exportações, com vendas para mais de 110 países. O segmento produtivo representa 6% do PIB da indústria de materiais de construção e é o 2º maior consumidor industrial de gás natural brasileiro.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora