Você sabia que no dia 25 de fevereiro de 1967 foi criado o Ministério das Comunicações (Mcom)?
Esse órgão do poder executivo foi criado pelo então presidente da época, Castello Branco, e é responsável pela gestão de serviços de telecomunicação, radiodifusão e serviços postais. Antes do MCom, esse serviço era prestado pelo Conselho Nacional de Telecomunicações (CONTEL).
Faz 54 anos desde a criação do Ministério, que foi extinto em 2016 e passou a integrar o Ministério da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, mas em meio à pandemia do Coronavírus, o Ministério das Comunicações foi recriado, especificamente em junho de 2020.
O Governo Federal criou inclusive um vídeo institucional falando sobre a pandemia e a importância das telecomunicações e da conectividade no país. Os temas principais foram o 5G, conectividade, inclusão digital, projetos e regulamentações. A Lei das Antenas, o projeto de expansão da internet e da fibra óptica no Brasil, obras de infraestrutura, sinal digital de televisão e a modernização da Lei do FUST estão presentes no vídeo que faz uma retrospectiva das ações da atual pasta.
Importância
A recriação do Ministério de Comunicações é fundamental para o andamento das ações no setor de telecomunicações, possibilitando uma atenção mais intensiva para os projetos de conectividade e expansão da rede no Brasil.
