O Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo é celebrado nesta quinta-feira (18), instituído para conscientizar os brasileiros sobre o consumo excessivo de álcool e os males que a prática pode ocasionar.
Entre as principais consequências, o abuso do álcool, ao longo dos anos, lesiona o fígado, causando inflamação crônica e fibrose.

A fibrose hepática é caracterizada pela deposição de fibras de colágeno nos espaços entre as células do fígado. “Esse mecanismo ocorre como uma tentativa do organismo de reparar uma lesão”
O que é fibrose?
Quando a fibrose é muito extensa, as cicatrizes das lesões levam à cirrose. Nesses casos, a condição leva o paciente a necessitar de transplante.

O que é cirrose?
A cirrose hepática é uma inflamação crônica do fígado caracterizada pela formação de nódulos e tecido fibrótico, que dificultam o trabalho do fígado.
Normalmente a cirrose é considerada uma fase avançada de outros problemas no fígado, como hepatite ou esteatose, já que é necessário que existam lesões frequentes para o aparecimento da cirrose. Além destes problemas, a cirrose também pode se desenvolver devido ao consumo excessivo de álcool, ao uso prolongado de alguns medicamentos e até devido a algumas infecções virais.
A cirrose hepática não tem cura e, por isso, o tratamento normalmente é feito com alterações na dieta, assim como o uso de medicamentos para controlar alguns dos sintomas. Nos casos mais graves, pode ser necessária cirurgia para transplante de fígado.
Principais sintomas
Numa fase inicial, a cirrose normalmente não causa sintomas, no entanto, conforme as lesões no fígado vão aumentando podem surgir sintomas como:
• Fraqueza e cansaço excessivo;
• Mal-estar geral;
• Náuseas frequentes;
• Perda do apetite;
• Manchas vermelhas na pele, com pequenos vasinhos;
• Perda de peso.
Já em casos mais avançados de cirrose, é comum observar sinais como pele e olhos amarelados, barriga inchada, urina muito escura, fezes esbranquiçadas e coceira por todo o corpo.
Ao se identificar algum sintoma que possa ser indicativo de um problema no fígado é muito importante consultar um hepatologista ou um clínico geral, pois quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais fácil será o tratamento.
O alcoolismo é uma doença crônica que atinge mais homens do que mulheres em todo o mundo, porém o panorama sofre alterações.
Ser dependente é estar sempre em vigilância. Um dia de cada vez.
Legislação
A lei proíbe que bares, restaurantes, lojas de conveniência, baladas, entre outros locais, comercializem, ofereçam ou permitam a presença de menores de idade consumindo bebidas alcoólicas no interior dos estabelecimentos, mesmo que acompanhados de seus pais ou responsáveis maiores de idade.
